Rinoplastia
Rinoplastia/Plástica do nariz

Visão do cirurgião

O nariz deve ser analisado em conjunto com as outras características faciais. O “desenho” (traços e dimensões) do nariz deve combinar com o “desenho” do rosto (mandíbula, queixo, testa, etc.). Somado à este conceito básico, há de se considerar o contexto cultural, tipo de pele, raça, biótipo físico, idade, queixas, componentes estruturais (cartilagens, ligamentos e ossos), as possibilidades e as limitações de resultados. Existem inúmeras opções de táticas e técnicas, cuja decisão de quais utilizar é tão desafiador quanto sua própria realização. Pequenos detalhes do processo de cicatrização, podem se tornar aparentes, comprometendo a graciosidade do resultado.


Hoje há um consenso entre os plásticos que só se fala em resultados de rinoplastia após 1 ano de cirurgia. Belos resultados imediatos ou recentes são comuns; e isso é relativamente fácil atingir. Porém, ao meu ver, o que diferencia os cirurgião de nariz a é sua capacidade de realmente obter bons resultados de rinoplastia, ou seja, após no mínimo 1 ano de cirurgia. Por isso é considerada uma das mais desafiadoras da especialidade.



Perguntas Frequentes

O que é?

A rinoplastia é a cirurgia plástica estética do nariz. Uma das que mais chama a atenção pelos resultados, devido ao fato de se modificar a característica facial do paciente. Evoluiu muito nos últimos anos, permitindo atualmente resultados estéticos e funcionais, com preservação dos elementos anatômicos nobres do nariz.

Poderei escolher a forma que eu desejar para o meu futuro nariz?

Não. Existe um equilíbrio estético entre o nariz e a face, equilíbrio este que deve ser observado, a fim de se preservar a naturalidade e autenticidade da face. Cada caso é estudado minuciosamente, a fim de que se possa dar ao nariz a melhor forma possível, dentro das limitações de cada caso e das exigências da face. Se a sua queixa coincidir com as possibilidades de tratamento planejado, o resultado será bem sucedido. Acompanhando a forma do seu nariz, pele, estrutura cartilaginosa e o formato do rosto.

Qual o tipo de anestesia, o tempo de cirurgia e internação?

Anestesia local com sedação ou geral. A cirurgia dura de 1 a 3 horas. O período de internação de 1 dia.

Há dor no pós-operatório?

Geralmente não. Se ocorrer uma eventual dor, esta é facilmente combatida com analgésicos, que lhe serão receitados como preventivos.

Há perigos nesta cirurgia plástica no nariz?

Raramente uma rinoplastia determina sérias complicações. Isto se deve ao fato de se preparar convenientemente cada paciente para o ato operatório. Quando bem planejada e indicada, a técnica apropriada sem exageros e as orientações seguidas a cirurgia é bem sucedida.

O resultado da cirurgia estética do nariz compensa?

É claro que sim. A cirurgia tem o objetivo de trazer melhorias na imagem facial e principalmente na autoimagem. Dentre as cirurgias estéticas, a do nariz é uma das que mais proporcionam satisfação. Cada caso é analisado individualmente na consulta pré-operatória, seu problema ou queixa será ouvido atentamente e a solução adequada será proposta. Traumas psicológicos relacionados com a imagem pessoal e autoestima podem melhorar muito com uma Rinoplastia bem feita.



Orientações do pré-operatório

Consulta médica pré-operatória:

Informações da cirurgia/avaliação/indicação e planejamento cirúrgico.

Rotina de pré-operatório:

Solicitação dos exames e pareceres / entrega das orientações pré e pós-operatórias/ agendamento da cirurgia. Leia com atenção este informativo. É normal a sensação de ansiedade e até um certo nervosismo, mas tudo está planejado para o sucesso total das cirurgias, portanto sinta-se seguro (a) e siga corretamente as orientações.

Programe-se:

Ao se agendar uma cirurgia, toda a equipe (auxiliares, anestesista, instrumentadora) estará comprometida em oferecer o seu melhor, contudo o sucesso dependerá também de voçê! A data da cirurgia será de comum acordo entre as agendas: da paciente, equipe e centro cirúrgico; e deve ser respeitada. Certifique-se previamente de que poderá ausentar-se do trabalho/faculdade no período estipulado (5 a 7 dias) , para sua melhor recuperação! Caso necessário, atestado médico lhe será fornecido. Certifique-se de que terá acompanhante para alta e para seus cuidados de pós-operatório recente.

Exames solicitados:

Faça os exames solicitados: 1- Sangue (Hemograma completo, Coagulograma completo, sódio, potássio, uréia, creatinina, glicemia de jejum; 2- Urina (EAS, urocultura); 3- Risco Cirúrgico (acima de 50 anos ou histórico de problema cardíaco).

Anestesia local com sedação:

A anestesia é feita com o paciente sedado, quase dormindo, portanto dificilmente você verá ou sentirá a anestesia. O anestesista permanece o tempo todo na operação controlando os seus sinais de pulso, pressão arterial e os demais sinais por aparelhos. O paciente dorme quase o tempo todo da operação e também por algum período que permanece na recuperação anestésica. É feita anestesia local associada e não é necessário intubação.

Obs: Tomografia de seios nasais poderá ser necessária.

Anestesia geral:

Modalidade bastante segura muito usada. A anestesia é feita com medicações inaladas e injetadas diretamente na veia. O paciente, após bem sedado, é submetido à intubação orotraqueal e anestesista controla os todos sinais vitais com segurança através dos aparelhos. O paciente dorme durante todo o período da cirurgia e algum tempo na sala de recuperação.

Período prévio à cirurgia: (mês da cirurgia)

Suspender as medicações abaixo, 15 dias antes e até 15 dias após a cirurgia:

- Moderadores de apetite e medicamentos para emagrecer (anfetaminas, sibutraminas, orlistat etc)

- Anticoncepcionais ou reposição hormanal (mínimo de 10 dias recomendado pela SBCP).

- Anticoagulantes orais (marcumar, marevan, etc)

- Arnica;

- Alguns tipos de antidepressivos (EX: amitriptilina, clomipramina, nortriptilina).

- AAS (aspirina e todo medicamento contendo ácido acetil salicílico).

- Corticóides de uso prolongado (predsim, hidrocortisona, dexametasona etc...)

- QUALQUER TIPO de complexos vitamínicos, medicações homeopáticas ,suplementos alimentares, medicamentos com ervas medicinais, vitamina E, Ginko Biloba, chá verde, medicamentos sem prescrição médica e medicamentos caseiros.

OBS: Manter todos os demais medicamentos de uso contínuo até no dia da cirurgia: EX: anti-hipertensivos (enalapril,captopril,atenolol,propanolol,losartana, etc); Insulina, hipoglicemiantes orais (daonil,metformina,glifage etc), antidepressivos (exceto os acima citados), ansiolíticos e medicamentos para dormir (com receita médica), medicamentos para tireóide, gastrite, refluxo, medicamentos para tratamento de asma, estatinas, etc.

OBS:Pacientes com HIPERTENSÃO, DIABETES, hipotireoidismo, depressão ou histórico psiquiátrico: MANTER as medicações de uso habitual, INCLUSIVE no dia da cirurgia.(água na quantidade mínima para a ingesta do comprimido no período de jejum).

- Evitar bebidas alcóolicas nas 48 horas que antecedem a cirurgia.

- CURATIVOS: Não serão feitos curativos em casa. Apenas os cuidados básicos com a incisão cirúrgica, limpeza e cuidadas que lhe serão explicados.

- A menstruação NÃO é impedimento para sua cirurgia.

- Comunique à equipe qualquer atraso menstrual ou a possibilidade de estar grávida.

- Avisar a equipe médica qualquer anormalidade quanto ao seu estado geral até a véspera da cirurgia.

- Ter realizado as fotografias pré-operatórias e assinado o termo de consentimento esclarecido. (Podem ser feitos em qualquer momento até a cirurgia)

- Providencie acompanhante para contato e para alta da clínica/hospital (nome e telefone).

- Lavar o rosto e nos três dias que antecedem a cirurgia com SOAPEX SABONETE LÍQUIDO, duas vezes ao dia. (OBS: Pode-se usar o shampoo e condicionador habitual).

- Caso tenha “mega-hair”, retirá-lo.

Véspera da cirurgia:

- Não fazer atividades físicas de esforço.

- Evitar refeições fartas.

- Tomar as medicações de uso contínuo, exceto as que foram suspensas conforme a listagem acima.

- Iniciar as 22:00 horas o período de JEJUM absoluto (incluindo água) - Período mínimo: 10 horas.

- Caso prescrito, tomar o medicamento ansiolítico às 22 horas.

OBS: Se a cirurgia for no período da tarde:

- Jejum de sólidos a partir da meia-noite da véspera e, caso acorde cedo, para evitar hipoglicemia e sintomas decorrentes de jejum prolongado, tomar um suco de laranja ou chá claro adoçados (não pode ser café ou líquidos escuros) até às 7:00h da manhã (sem sólidos). Após às 7:00h não ingerir mais nada (NEM ÁGUA).

Dia da cirurgia:

- Tomar banho e lavar a face com SOAPEX SABONETE

- Pacientes do sexo masculino deverão fazer a barba no dia da cirurgia. (lâmina no sentido de crescimento do pelo)

- Manter o jejum e tomar (com pouca água) apenas as medicações de uso contínuo. (Ex: para hipertensão, diabetes, etc./exceto as suspensas na lista acima)

- Levar todos os exames solicitados, pareceres médicos, exames de imagem e documentos pessoais.

- Levar uma pequena bolsa com objetos de higiene pessoal.

Não usar cremes, maquiagens, esmaltes, bases.

Levar óculos escuros, roupas fáceis de vestir e sapatos baixos, para ser usado na sua alta hospitalar. Evitar uso de joias, bijuterias e retirar piercings.

Apresentar-se no hospital (ou clínica) 1 hora antes da hora marcada para a cirurgia.

Antes de encaminhar-se para o centro cirúrgico, lavar a face com SOAPEX SABONETE LÍQUIDO, escovar os dentes, bochechar com ANTISSÉPTICO BUCAL a sua escolha, urinar a fim de esvaziar a bexiga e tomar o ansiolítico caso tenha sido receitado

BOA CIRURGIA!



Orientações pós-operatórias

Período de recuperação: Com uma semana é possível iniciar as atividades laborativas. As rinoplastias em geral não são doloridas, analgésicos são prescritos preventivamente.

- O tampão nasal será retirado no dia seguinte à cirurgia;

- Dormir com a cabeceira ligeiramente elevada, aproximadamente 30 graus;

- Não abaixar a cabeça de forma intempestiva, para evitar hemorragia;

-Banho de chuveiro no dia seguinte à cirurgia, utilizando sabão neutro (glicerinado), evitando banhos quentes;

- Evite molhar o curativo nasal;

- Tomar a medicação prescrita pelo tempo recomendado.

- Não se expor ao sol, vento ou frio até que roxos desapareçam completamente (3 semanas em média).

- Mantenha repouso relativo nos 7 primeiros dias.

- Evite esforços, como carregar peso excessivo, atividade sexual ou atividades que aumente sua pressão sanguínea por 14 dias.

- Evite assoar ou esfregar o seu nariz.

- Seja delicado quando lavar seu rosto e cabelo ou no uso de cosméticos. Ao lavar o rosto, use água fria por um período de 2 semanas, pois a água quente poderá inchar o nariz.

- Cuidados com o curativo: não traumatizar ou retirar o curativo, os pontos e a imobilização serão retirados em 7-10 dias e o micropore em 14 dias, em média.

- Cuidados com o curativo: não traumatizar ou retirar o curativo, os pontos e a imobilização serão retirados em 7-10 dias e o micropore em 14 dias, em média.

- É normal e esperado que o nariz mantenha um sangramento leve no primeiro e segundo dias, e após o início das lavagens, sairá uma secreção sanguinolenta e mais clara durante os primeiros dias. A lavagem com Rinossoro (ou Sorine) é pra ser mantida por todo pós-operatorio, por um período de 15 a 30 dias.

- Não utilize outros analgésicos além dos recomendados.

- Alimentação livre a partir do segundo dia, mas prefira alimento mais leve e saudável, principalmente à base de proteínas (carnes, leite, ovos) e vitaminas (frutas), e em temperaturas mornas. Evitar quentes por pelo menos 3 dias.

- Provavelmente você estará se sentindo tão bem a ponto de esquecer-se que fez cirurgia recentemente. Cuidado! Esta euforia pode levar a esforços prematuros que poderá determinar certos transtornos.

- A exposição ao sol pode ser feita após 30 dias gradativamente.

- Os exercícios físicos moderados podem ser iniciados após 30 dias.

- Esportes de contato, com bola, natação após 90 dias.

- Não usar óculos, até que seja autorizado (a). .

- A cicatrização é um processo gradual e lento. Algum inchaço leve pode estar presente durante meses, especialmente na ponta. Não se preocupar com as formas intermediárias nas diversas fases de evolução do pós-operatório. A forma do nariz será mais próxima do resultado entre 2 e 6 meses; resultado final apenas após 1 ano.

Boa recuperação!


ATENÇÃO

  • NENHUM MÉDICO PODE PROMETER OU GARANTIR RESULTADOS.
  • CIRURGIA PLÁSTICA NÃO É UMA CIÊNCIA EXATA;
  • SEMPRE QUE HOUVER INCISÃO, HAVERÁ CICATRIZ.
  • CICATRIZ É UMA MARCA DE UM DEFEITO PREVIAMENTE EXISTENTE E DEPENDE DE FATORES GENÉTICOS.
  • A EVOLUÇÃO DA CICATRIZ NÃO DEPENDE DO CIRURGIÃO.
  • NÃO HÁ SIMETRIA PERFEITA EM CIRURGIA PLÁSTICA
Ribeirão Preto (16) 3512-1842
Franca (16) 3722-7877 - WhatsApp (16) 99319-8227