Lipoaspiração

Visão do cirurgião:

A beleza de uma pessoa não está apenas nos atributos físicos e nos traços que possui, e sim num conjunto de fatores como por exemplo, a forma de se expressar com o mundo. Quando o assunto é contorno corporal, sensualidade talvez seja a palavra mais adequada para esta característica. A lipoaspiração/lipoescultura é uma ferramenta poderosa para modificar o contorno corporal e contribuir com a beleza e sensualidade do seu corpo. É uma cirurgia extremamente eclética e sua indicação muito ampla. Promove de pequenas à maiores mudanças. Ao meu ver, a melhora no contorno deve ser analisada de acordo com três fatores principais: queixa do paciente, biotipo físico e possibilidades de resultados. Cada um terá o “seu” resultado ideal. Por isso é mais uma cirurgia em que o senso estético do cirurgião e visão de proporção são imprescindíveis ao resultado; a paciente deve ter expectativas reais da cirurgia e ter confiança no julgamento do seu médico.



Perguntas Frequentes

O que é Lipoaspiração e Lipoescultura?

A lipoaspiração consiste em aspirar gordura localizada através de cânulas específicas. Esta é a cirurgia mais realizada no mundo e foi uma invenção genial do francês Illuz, em 1980. Evoluiu muito em detalhes, cânulas e equipamentos para melhora de performance.


O objetivo da cirurgia é a melhora importante do contorno corporal, devolvendo a graciosidade e respeitando a anatomia de cada pessoa. A lipoescultura usa a gordura aspirada para preencher e modelar áreas que precisam de volume. Apesar dos índices de reabsorção entre 30 à 50 %, confere inúmeras vantagens, sendo o preenchedor ideal até hoje descoberto. O objetivo, como o próprio nome sugere, é “esculpir” o corpo de forma harmônica, sensual e esteticamente agradável. Pode ser feita em várias partes do corpo, incluindo coxas, braços, pescoço, cintura, costas, parte medial do joelho, peito, bochechas, queixo, pernas e tornozelos.

O que é vibro-lipo e hidro-lipo?

Vibro-lipo é um aparelho adaptado à cânula que faz vibrações e visa diminuir o esforço físico da cirurgião. Existem os que gostam e os que não gostam destas máquinas (por questão de conforto e sensibilidade tátil). Não há evidência de menor trauma ou maior precisão com o uso deste aparelho; qualquer promessa do tipo são estratégias de marketing e o importante é que o resultado final é o mesmo, dependendo apenas do cirurgião ser bem treinado. “Hidro-lipos” são apenas peças de marketing, já que todos os cirurgiões usam infiltração em seus procedimentos. Quase sempre, querem se referir a pequenos procedimentos, feitos com anestesia local. (Anestesia local somente é usada para mínimas retiradas de gordura e para pequenos preenchimentos).

Quais as Indicações da Lipoaspiração?

A lipoaspiração é indicada para homens e mulheres com acúmulos indesejáveis de gordura, em áreas localizadas, conferindo ao paciente um melhor contorno corporal. Algumas pessoas, mesmo com boa alimentação e prática de exercício físico, predispõem-se a depósitos de gordura localizada; devido ao biotipo físico, metabolismo e fatores genéticos, sendo a lipoaspiração a solução mais apropriada.

Qual é a Anestesia?

Depende da área a ser operada e do volume de gordura a ser lipoaspirado. Geralmente usamos peridural ou geral. Anestesia local com sedação é pouco usada devido às altas doses de anestésico que seriam necessárias para cobrir toda a área, com riscos de intoxicação.

Quanto tempo dura a cirurgia e existe limite de volume?

Dependendo da extensão da área, o tempo varia de 30 minutos a 3 horas. O limite de volume aspirado de segurança é de 7% do peso corporal.

O pós-operatório é muito doloroso?

A dor da lipoaspiração é pequena e controlada com uma combinação de analgésicos. Algum grau de dor pode acontecer, mas é facilmente contornada. A dor diminui bastante ao fim da primeira semana.

Qual o período de repouso e recuperação?

A lipoaspiração/ lipoescultura requer um dia de internação, 3 dias de repouso (porém sempre movimentando as pernas) podendo retornar as suas atividades progressivamente após o 4º dia de operada. Exercícios e caminhadas estarão liberados após 15 dias. Variações individuais existem e deverão ser observadas. Geralmente há edema (inchaço) e equimoses (manchas roxas), que cedem por volta de 10 a 14 dias. O edema pode se manter por até 60 ou 90 dias. A cinta modeladora é indicada por 60 dias e está indicada a drenagem linfática realizada por profissional habilitado.

É uma cirurgia segura? Quais são os riscos da lipoaspiração?

A lipoaspiração é uma cirurgia segura porque a gordura está localizada na superfície do corpo separada e isolada dos órgãos. Quando a cirurgia é bem indicada, a técnica cirúrgica bem executada e os cuidados pós-operatórios seguidos, as complicações são raras. Para minimizar os riscos, este procedimento SÓ PODE pode ser feito por médicos com títulos de especialista em cirurgia plástica (único órgão no Brasil autorizado a conferir o título –SBCP- Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica) ou seja, por cirurgiões plásticos.



Orientações pré-operatórias: Lipoaspiração/Lipoenxertia:

Consulta médica pré-operatória:

Informações da cirurgia/ avaliação/indicação e planejamento cirúrgico.

Rotina de pré-operatório:

Solicitação dos exames e pareceres / entrega das orientações pré e pós-operatórias/ agendamento da cirurgia. É normal a sensação de ansiedade e até um certo nervosismo, mas tudo está planejado para o sucesso total das cirurgias, portanto sinta-se segura e siga corretamente as orientações .

Programe-se:

Ao se agendar uma cirurgia, toda a equipe (auxiliares, anestesista, instrumentadora) estará comprometida em oferecer o seu melhor, contudo o sucesso dependerá também de voçê! A data da cirurgia será de acordo entre as agendas: da paciente, da equipe e do centro cirúrgico; e deve ser respeitada. O primeiro passo é programar suas atividades sociais, trabalho ou escolares, para o período de recuperação (3 a 7 dias). Solicitar a uma pessoa de sua confiança para o dia da alta e auxiliar em suas as atividades nos primeiros dias após a cirurgia, especialmente durante banhos e troca de roupa. Caso necessário, atestado médico para afastamento do trabalho lhe será fornecido.

Exames solicitados:

Faça todos os exames solicitados: 1- Sangue(Hemograma completo, Coagulograma completo, sódio, potássio, uréia, creatinina, glicemia de jejum,B-hcg); 2- Urina (EAS, urocultura); 3- Risco Cirúrgico (Avaliação cardiológica) OBS: Na suspeita de hérnias abdominais- Ultrassom de parede abdominal.

A anestesia:

Poderá ser geral, peridural ou local com sedação (esta é pouco usada devido à necessidade de altas doses para se cobrir toda a área cirúrgica). A decisão dependerá de alguns fatores como a extensão da cirurgia, indicação do anestesista, condições clínicas do paciente e associações com outras cirurgias:

Anestesia geral:

Modalidade muito usada e bastante segura. A anestesia é feita com medicações inaladas e injetadas diretamente na veia. O paciente, após bem sedado, é submetido à intubação orotraqueal e anestesista controla os todos sinais vitais com segurança através dos aparelhos. O paciente dorme durante todo o período da cirurgia e algum tempo na sala de recuperação.

Anestesia peridural:

Neste tipo de anestesia, bastante segura, o anestésico é introduzido no espaço peridural, que se situa na região lombar da coluna vertebral. A anestesia não dói, pois um anestésico local é aplicado antes da picada. O paciente não é entubado e permanece dormindo ou em estado de sonolência durante toda a cirurgia.

Período prévio à cirurgia: (mês da cirurgia)

- Parar de fumar 30 dias antes da cirurgia até 30 dias após.

- Suspender Anticoncepcional 15 dias antes da cirurgia e 15 dias após.

- Alimentação rica em proteínas.

Suspender as medicações abaixo, 15 dias antes e até 15 dias após a cirurgia:

- Moderadores de apetite e medicamentos para emagrecer (anfetaminas, sibutraminas, orlistat)

- Anticoncepcionais ou reposição hormanal (mínimo de 10 dias recomendado pela SBCP).

- Anticoagulantes orais (marcumar, marevan)

- Arnica;

- Alguns tipos de antidepressivos (EX: amitriptilina, clomipramina, nortriptilina).

- AAS (aspirina e todo medicamento contendo ácido acetil salicílico).

- Corticóides de uso prolongado (predsim, hidrocortisona, dexametasona)

- QUALQUER TIPO de complexos vitamínicos, medicações homeopáticas ,suplementos alimentares, medicamentos com ervas medicinais, vitamina E, Ginko Biloba, chá verde, medicamentos sem prescrição médica e medicamentos caseiros.

OBS: Manter todos os demais medicamentos de uso contínuo até no dia da cirurgia: EX: anti-hipertensivos (enalapril,captopril,atenolol,propanolol,losartana, etc); Insulina, hipoglicemiantes orais (daonil,metformina,glifage etc), antidepressivos (exceto os acima citados), ansiolíticos e medicamentos para dormir (com receita médica), medicamentos para tireóide, gastrite, refluxo, medicamentos para tratamento de asma, estatinas, etc.

- Comprar a cinta modeladora indicada e a meia ¾ de média de compressão das pernas.

- Evitar bebidas alcóolicas nas 48 horas que antecedem a cirurgia.

- CURATIVOS:Providenciar gazes e álcool 70% apenas.

- A menstruação NÃO é impedimento para sua cirurgia.

- Comunique à equipe qualquer atraso menstrual ou a possibilidade de estar grávida.

- Avisar a equipe médica qualquer anormalidade quanto ao seu estado geral até no máximo a véspera da cirurgia (para que a equipe possa se reorganizar).

- Ter realizado as fotografias pré-operatórias e assinado o termo de consentimento esclarecido. (feitas até o dia da cirurgia)

- Providencie acompanhante para contato e para alta da clínica/hospital (nome e telefone).

- Lavar o tronco e os membros nos três dias que antecedem a cirurgia com SOAPEX sabonete líquido. Lavar minuciosamente o UMBIGO,axilas e a região pubiana.

- Caso tenha “mega-hair”, retirá-lo.

- Comprar o anticoagulante indicado (anti-trombótico)- 5 ampolas, que será aplicado 1 vez/dia após a alta conforme a prescrição.

Véspera da cirurgia:

Não fazer atividades físicas de esforço.

Evitar refeições fartas.

Fazer depilação de partes íntimas e axilas. OBS: de preferência com cera.

Tomar banho e lavar minuciosamente o tronco, axilas e umbigo com SOAPEX SABONETE LÍQUIDO.

Tomar as medicações de uso contínuo, exceto as que foram suspensas conforme a listagem acima.

Iniciar as 22:00 horas o período de JEJUM absoluto (incluindo água)- Período mínimo: 10 horas.

OBS: Se a cirurgia for no período da tarde: Jejum de sólidos a partir da meia-noite da véspera e para evitar hipoglicemia e sintomas decorrentes de jejum prolongado, tomar um suco de laranja ou chás até às 7:00h da manhã (sem sólidos). Após às 7:00h não ingerir mais nada (NEM ÁGUA).

Caso prescrito, tomar o medicamento ansiolítico às 22 horas.

Dia da cirurgia:

Tomar banho e lavar a as partes íntimas, tronco, axila e umbigo com SOAPEX SABONETE LÍQUIDO

Manter o jejum e tomar apenas as medicações de uso contínuo.

Levar todos os exames solicitados, pareceres médicos e documentos pessoais.

Tomar banho e lavar a as partes íntimas, tronco, axila e umbigo com SOAPEX SABONETE LÍQUIDO.

Levar uma pequena bolsa com objetos de higiene pessoal.

Não usar cremes, maquiagens, esmaltes, bases.

Levar roupas leves fáceis de vestir com botões na frente e sapatos baixos, para ser usado na sua alta hospitalar. Evitar uso de jóias, bijuterias e retirar piercings.

Levar a meia de contensão prescrita. A meia será usada já durante a cirurgia e deverá ir para o centro cirúrgico.

Apresentar-se no hospital (ou clínica) pelo menos 1 hora e 30 minutos antes da hora marcada para a cirurgia.

BOA CIRURGIA!



Cuidados Pós-operatórios: Lipoaspiração/Lipoenxertia

Esta é uma cirurgia em que os cuidados pós-operatórios são simples por quase não haver incisões. A recuperação irá depender de vários fatores, como resposta individual e extensão da cirurgia. Geralmente após 3 a 7 dias já se pode voltar gradativamente às atividade sociais e trabalho. Sendo este tempo dedicado exclusivamente à sua recuperação.


As cirurgias plásticas em geral não são doloridas, é compreensível que haja algum desconforto. A sensação de pós-operatório é comparada com a atividade física intensa em pessoas que não costumam se exercitar. Mas esta sensação é facilmente prevenida e controlada com as medicações analgésicas e quase ausentes após uma semana.,/p>

Em geral, você somente perceberá as alterações de medidas após cerca de 30 dias. Mesmo assim, o inchaço só regride completamente com aproximadamente 3 meses. Nas primeiras semanas ou mesmo meses, as áreas tratadas, além de estarem sujeitas a períodos de "inchaços", poderão apresentar alguns pontos mais densos que outros. Esses geralmente só são perceptíveis à palpação e tendem a desaparecer após o 3º mês. Com o decorrer dos meses, tendo-se realizado as devidas drenagens linfáticas e os exercícios orientados para modelagem, gradativamente será atingindo o resultado definitivo.

Siga as recomendações abaixo:

- Repouso relativo de atividades físicas e limitação de movimentos bruscos e amplos;

- As pequenas caminhadas são muito importantes já no dia seguinte da cirurgia, assim como recomendamos a movimentação e massagem dos membros inferiores e pés logo após a cirurgia, para prevenir possíveis casos de trombose. Não há a necessidade de permanecer deitado (a) durante todo o dia. Descanse a posição das costas para que ao deitar você consiga relaxar. Ao assentar, não dobre agudamente sobre a área operada, evitando comprimi-la;

- Drenagem linfática: Recomendamos a realização de massagens com início já no 3º dia de pós-operatório, até cerca de 30 dias, ou de acordo com a avaliação médica. Condutas complementares em Academias, com esteticistas ou mesmo fisioterapeutas, poderão melhorar bastante o resultado final, pois, a modelagem muscular é um fator de grande importância no novo contorno corporal.

OBS: NÃO FAZER DRENAGEM NAS ÁREAS ONDE HOUVE ENXERTIA (PREENCHIMENTO DE GORDURA), POIS ESTIMULA A REABSORÇÃO INDESEJADA DA GORDURA.

- Usar os modeladores ou cintas especiais indicadas, elas ajudam a modelar o corpo no pós-operatório sendo geralmente recomendadas por um período de 45 a 60 dias.

- Não dirigir por um período variável de 7 dias.

- Não deitar de lado ou de bruços por 5 dias.

- Não trocar ou manipular os curativos, mesmo que haja um pequeno sangramento (que é normal e não deve assustá-lo (a)). Apenas passar o álcool 70 % sobre o micropore. Se ele sair, passe álcool e cobrir novamente com novo micropore.

- Os retornos para a retirada de pontos e avaliação pós-operatória são feitos na primeira semana após a cirurgia. Retornos adicionais serão comunicados pelo cirurgião e devem ser seguidos para uma completa recuperação e avaliação dos resultados.

- Não carregar peso por no mínimo 2 semanas;

- Exposição ao solcom o intuito de bronzear somente será permitida após 30 dias. Até sair todo o roxo.

- Vida sexual, com moderação estará liberada após 8 dias da cirurgia (se associada a outras cirurgias, respeitar o limite da maior cirurgia em questão);

- O (a) paciente jamais deverá fazer compressas quentes na área operada, para melhorar o inchaço. A pele ainda estará sensível e poderá ocorrer queimadura de 3º grau.

- Nas lipoenxertias (preenchimento de depressões), as áreas tratadas não podem sofrer compressão para evitar a reabsorção da gordura enxertada. Toda recomendação específica lhe será esclarecida de acordo com cada caso.

Boa Recuperação!

ATENÇÃO

  • NENHUM MÉDICO PODE PROMETER OU GARANTIR RESULTADOS.
  • CIRURGIA PLÁSTICA NÃO É UMA CIÊNCIA EXATA;
  • SEMPRE QUE HOUVER INCISÃO, HAVERÁ CICATRIZ.
  • CICATRIZ É UMA MARCA DE UM DEFEITO PREVIAMENTE EXISTENTE E DEPENDE DE FATORES GENÉTICOS.
  • A EVOLUÇÃO DA CICATRIZ NÃO DEPENDE DO CIRURGIÃO.
  • NÃO HÁ SIMETRIA PERFEITA EM CIRURGIA PLÁSTICA


Ribeirão Preto (16) 3512-1842
Franca (16) 3722-7877 - WhatsApp (16) 99319-8227