Redução Mamária
Redução Mamária - Mamoplastia Redutora

Visão do Cirurgião

A mama é o maior ícone da sensualidade feminina. A mulher se vê bela e atraente quando gosta e se sente confortável com a aparência de suas mamas. O que é fundamental para a autoestima feminina.


Esta cirurgia, ao contrário das outras plásticas mamárias visa reduzir o volume e proporcionar maior conforto à paciente. Os princípios de simetria e proporção são mandatórios nesta cirurgia, e através de incisões muito bem planejadas, alcançamos resultado ideal para cada caso.



Perguntas Frequentes

O que é?

Esta é a cirurgia da redução mamária. Remove excesso de gordura e tecido glandular e a pele para atingir um tamanho da mama proporcional ao seu corpo e aliviar o desconforto associado aos seios muito grandes. É uma cirurgia absolutamente eclética indo da adolescência à pacientes com 70 anos ou mais. Além de reduzir o volume das mamas, a cirurgia também objetiva reposicionar (levantar) e modelar a mama à um tamanho proporcional e agradável.

Qual será o volume da nova mama?

A Redução pode ser feita de várias técnicas. O volume dependerá do que a paciente deseja e da técnica escolhida para sua cirurgia. Em casos leves podemos indicar a redução com uso de prótese. Neste caso, reduzimos o volume, associamos uma prótese de silicone e fazemos o levantamento da mama. Essa técnica proporciona volume no pólo superior da mama, formato, projeção e posicionamento da mama por longo período. Em casos mais "pesados" fazemos a redução sem prótese, reposicionando o próprio tecido mamário residual para projetar, levantar e preencher a nova mama. Cada caso terá sua melhor indicação analisada.

Como ficam as cicatrizes após essa cirurgia?

De um modo geral, as cicatrizes são finas. A resultante poderá ser entorno da aréola e uma linha vertical abaixo da mesma ou em forma de "T" invertido no pólo inferior. São inicialmente vermelhas e pouco elevadas nas primeiras semanas. Após 60 dias elas vão se clareando e abaixando ao longo dos 12 mêses seguintes. A maturação completa ocorre após 1 ano de cirurgia e o aspecto final é agradável. Acompanhamos o comportamento da cicatrização de cada paciente e, caso necessário, receitamos alternativas para melhorar as cicatrizes que eventualmente fugirem do padrão.

Terei que fazer uma nova aréola?

Na redução mamária o complexo aréolo-papilar na maioria dos casos também é reduzido. O tamanho ideal de uma aréola feminina segue um padrão de aproximado de 4 a 4,5 cm de diâmetro. Fazemos uma incisão entorno da aréola, perfeitamente circular com um instrumento próprio chamado areolótomo, e a reposicionamos (sem retirá-la) no ponto de maior projeção da nova mama. A simetria e equilíbrio são fundamentais neste processo. A cicatriz resultante é discreta pois fica disfarçada na transição natural de cor entre a pele da aréola e a pele da mama.

Posso amamentar normalmente após a redução mamária? A sensibilidade será alterada?

A paciente pode amamentar, exceto em raríssimos casos de mamas gigantes que há necessidade de reenxerto de aréolas. A sensibilidade é totalmente restaurada em poucas semanas de pós-operatório. Em casos de aréolas muito baixas pode haver diminuição da sensibilidade.

Qual a anestesia, tempo de internação e os ricos da cirurgia?

Pode ser realizada sob anestesia geral, peridural ou local com sedação, A mais utilizada pela nossa equipe é a geral. Tem duração habitual de 3 a 5 horas. A paciente fica 1 dia internada. Quando a cirurgia é bem indicada, a técnica cirúrgica bem executada e os cuidados seguidos, as complicações são raras. Toda cirurgia plástica deve ser feita por cirurgiões plásticos, ou seja, médicos com títulos de especialista em cirurgia plástica pela SBCP,

Como é o pós-operatório?

Os cuidados pré e pós operatórios são fundamentais para toda cirurgia plástica e serão listados e entregues na consulta.



Orientações do pré-operatório

Consulta médica pré-operatória:

Avaliação/ informações da cirurgia/indicação e planejamento cirúrgico.

Rotina de pré-operatório:

Solicitação dos exames e pareceres / entrega das orientações pré e pós-operatórias/ agendamento da cirurgia. É normal a sensação de ansiedade e até um certo nervosismo, mas tudo está planejado para o sucesso total das cirurgias, portanto sinta-se segura e siga corretamente as orientações .

Programe-se:

Ao se agendar uma cirurgia, toda a equipe (auxiliares, anestesista, instrumentadora) estará comprometida em oferecer o seu melhor, contudo o sucesso dependerá também de voçê! A data da cirurgia será de acordo entre as agendas: da paciente, da equipe e do centro cirúrgico; e deve ser respeitada. O primeiro passo é programar suas atividades sociais, trabalho ou escolares, para o período de recuperação (7 dias). Solicitar a uma pessoa de sua confiança para o dia da alta e auxiliar em suas as atividades nos primeiros dias após a cirurgia, especialmente durante banhos e troca de roupa. Caso necessário, atestado médico para afastamento do trabalho lhe será fornecido.

Exames solicitados:

Faça todos os exames solicitados: 1- Sangue(Hemograma completo, Coagulograma completo, sódio, potássio, uréia, creatinina, glicemia de jejum, B-hcg); 2- Urina (EAS, urocultura); 3- Risco Cirúrgico (avaliação com o cardiologista). 4-Ultra-sonografia mamas (acima de 35 amos- mamografia).

A anestesia:

Poderá ser geral, local com sedação ou peridural alta. A decisão dependerá de alguns fatores como a indicação do anestesista, extensão da cirurgia e associações com outras cirurgias:

Anestesia geral:

Modalidade bastante segura muito usada. A anestesia é feita com medicações inaladas e injetadas diretamente na veia. O paciente, após bem sedado, é submetido à entubação orotraqueal e anestesista controla os todos sinais vitais com segurança através dos aparelhos. O paciente dorme durante todo o período da cirurgia e algum tempo na sala de recuperação.

Anestesia local com sedação:

Neste tipo de anestesia, a anestesia é local, porém o paciente é sedado, ou seja, dorme ou fica em estado de sonolência enquanto é operado. O anestesista além de sedar, controla a pulso, pressão e todos os sinais vitais do paciente através de monitores eletrônicos.

Período prévio à cirurgia: (mês da cirurgia)

- Parar de fumar 30 dias antes da cirurgia até 30 dias após.

- Suspender Anticoncepcional 15 dias antes da cirurgia e 15 dias após.

- Alimentação rica em proteínas.

- Suspender as medicações abaixo, 15 dias antes e até 15 dias após a cirurgia:

- Moderadores de apetite e medicamentos para emagrecer (anfetaminas, sibutraminas, orlistat etc)

- Anticoncepcionais ou reposição hormanal (mínimo de 10 dias recomendado pela SBCP).

- Anticoagulantes orais (marcumar, marevan, etc)

- Arnica;

- Alguns tipos de antidepressivos (EX: amitriptilina, clomipramina, nortriptilina).

- AAS (aspirina e todo medicamento contendo ácido acetil salicílico).

- Corticóides de uso prolongado (predsim, hidrocortisona, dexametasona etc...)

- QUALQUER TIPO de complexos vitamínicos, medicações homeopáticas ,suplementos alimentares, medicamentos com ervas medicinais, vitamina E, Ginko Biloba, chá verde, medicamentos sem prescrição médica e medicamentos caseiros.

OBS: Mantertodos os demais medicamentos de uso contínuo até no dia da cirurgia: EX: anti-hipertensivos (enalapril,captopril,atenolol,propanolol,losartana, etc); Insulina, hipoglicemiantes orais (daonil,metformina,glifage etc), antidepressivos (exceto os acima citados), ansiolíticos e medicamentos para dormir (com receita médica), medicamentos para tireóide, gastrite, refluxo, medicamentos para tratamento de asma, estatinas, etc.

OBS: Pacientes com HIPERTENSÃO, DIABETES, hipotireoidismo, depressão ou histórico psiquiátrico: MANTER as medicações de uso habitual INCLUSIVE no dia da cirurgia. (água na quantidade mínima para a ingesta do comprimido no período de jejum).

- Comprar a cinta modeladora/sutiã indicados.

- Evitar bebidas alcóolicas nas 48 horas que antecedem a cirurgia.

- CURATIVOS: Providenciar gazes e álcool 70 % apenas.

- A menstruação NÃO é impedimento para sua cirurgia.

- Comunique à equipe qualquer atraso menstrual ou a possibilidade de estar grávida.

- Avisar a equipe médica qualquer anormalidade quanto ao seu estado geral até no máximo a véspera da cirurgia (para que a equipe possa se reorganizar).

- Ter realizado as fotografias pré-operatórias e assinado o termo de consentimento esclarecido. (feitas até o dia da cirurgia)

- Providencie acompanhante para contato e para alta da clínica/hospital (nome e telefone).

- Tomar banho com soapex-sabonete líquido nos 3 dias que antecedem a cirurgia. Lavar miuciosamente as axilas.

- Caso tenha “mega-hair”, retirá-lo.

- Comprar o anticoagulante indicado (anti-trombótico)- 5 ampolas, que será aplicado 1 vez/dia após a alta conforme a prescrição.

Véspera da cirurgia:

- Não fazer atividades físicas de esforço.

- Evitar refeições fartas.

- Fazer depilação de partes íntimas e axilas (importante que seja feita na véspera da cirurgia)

- Tomar as medicações de uso contínuo, exceto as que foram suspensas conforme a listagem acima.

- Iniciar as 22:00 horas o período de JEJUM absoluto (incluindo água) - Período mínimo: 8 horas.

- Caso prescrito, tomar o medicamento ansiolítico às 22 horas.

OBS: Se a cirurgia for no período da tarde: Jejum de sólidos a partir da meia-noite da véspera e para evitar hipoglicemia e sintomas decorrentes de jejum prolongado, tomar um suco de laranja ou chá claro adoçados (não pode ser café ou líquidos escuros) até às 6:00h da manhã (sem sólidos). Após às 6:00h não ingerir mais nada (NEM ÁGUA).

Dia da cirurgia:

- Tomar banho e lavar minuciosamente o tronco e axilas com SOAPEX SABONETE LÍQUIDO

- Manter o jejum e tomar (com pouca água) apenas as medicações prescritas de uso contínuo. (Ex: para hipertensão, diabetes, etc./exceto as suspensas na lista acima)

- Levar todos os exames solicitados, pareceres médicos e documentos pessoais.

- Levar uma pequena bolsa com objetos de higiene pessoal.

- Não usar cremes, maquiagens, esmaltes, bases.

- Levar roupas leves fáceis de vestir com botões na frente e sapatos baixos, para ser usado na sua alta hospitalar. Evitar uso de joias, bijuterias e retirar piercings.

- Levar roupas leves fáceis de vestir com botões na frente e sapatos baixos, para ser usado na sua alta hospitalar. Evitar uso de joias, bijuterias e retirar piercings.

- Apresentar-se no hospital (ou clínica) 1 hora e 30 minutos antes da hora marcada para a cirurgia.

- Antes de encaminhar-se para o centro cirúrgico, urinar a fim de esvaziar a bexiga e tomar o ansiolítico caso tenha sido receitado.

BOA CIRURGIA!



Cuidados pós-operatórios

Independente da técnica que utilizamos, os cuidados para o perfeito pós-operatório seguem abaixo. (Leia com atenção para se obter o resultado mais bonito e efetivo).

A alta:

No dia seguinte à cirurgia. Em raros casos precisa maior tempo de internação (geralmente quando associados à outras cirurgias de médio/grande porte). Não utilizamos dreno como rotina para cirurgia. Após a cirurgia, a paciente usualmente sai do centro cirúrgico com o sutiâ e cintas de compressão (caso associação com lipoaspiração). O surgimento de edema, equimoses (populares “hematomas” ou roxos na pele) são reações naturais que ocorrem em qualquer região operada.

Recuperação anestésica pós-cirúrgica:

A tolerância aos anestésicos é individual e deve ser respeitada. Enquanto seu organismo não metabolizar essas drogas (o que leva em media 24 horas), você poderá sentir tonturas quando se levantar. Portanto, nunca levante rapidamente. Sente-se por 2 a 3 minutos e se não sentir tontura, levante-se. Se sentir tontura volte a deitar. Após 24 horas essa sensação irá desaparecendo. Recomenda-se portanto que alguém a acompanhe nos primeiros banhos.

Cuidados gerais e curativos após a cirurgia:

As cirurgias plásticas em geral não são doloridas, é compreensível que haja algum desconforto, analgésicos e relaxantes muscular podem ajudar nos primeiros dias.

No dia da alta da clínica, o repouso e os cuidados necessários para cada cirurgia serão detalhadamente explicados. Podemos resumir em 10 os cuidados fundamentais, comuns a todas cirurgias para a primeira semana de pós-operatório:

- As fitas de micropore que cobrem as incisões podem ser molhadas durante o banho de chuveiro.

- Evite deixar cair shampoo, sabonete e não ensaboe as fitas. Caso ocorrer enxague com água abundante sem esfregar.

- As fitas não devem ser retiradas até o primeiro retorno.

- Não passe nada nas fitas exceto o álcool 70% (por cima da fita de micropore) 3 vezes ao dia. Caso a fita saia, coloque outra nova no lugar (use somente fita da marca 3M encontrada em qualquer farmácia).

- É proibido banho de imersão (banheira, piscina) por 1 mês.

- Tome a medicação prescrita.

- Os medicamentos receitados podem ser substituídos por medicamentos genéricos.

- Febre, (temperatura acima de 38 graus), diarreia, mal estar, falta de ar, dor nas panturrilhas ou qualquer alteração de saúde deve ser comunicado à clínica, ou ao Dr. Diogo Faria pelo celular.

- Mesmo sendo orientado a repousar, não deixe de movimentar bastante as pernas para evitar trombose e embolia pulmonar. A trombose ocorre em pessoas com predisposição que mantém as pernas muito tempo sem movimentar, portanto movimente-as. Movimente constantemente os pés mesmo estando deitado ou sentado.

- A evolução de cada paciente é individual. Peso, tipo de pele, alergia a pontos, e a cicatrização (o que difere bastante de pessoa para pessoa), podem modificar um pouco cada orientação. Durante os retornos seu caso é avaliado individualmente para dar-lhe então esta orientação personalizada.

Cuidados específicos pós-operatório de mastopexia/mamoplastia

- - Você sairá da cirurgia utilizando o sutiã apropriado para o período pós-operatório. Esse deverá ser utilizado por no mínimo 45 dias, o maior tempo possível (removê-lo apenas para banho e curativo). Após 3 meses não é necessário mais usá-lo.

- Não se exponha ao calor. A área descolada que recebe a prótese é cerca de 20% maior do que a mesma. Isso para que ela possa se alojar na posição anatomicamente mais adequada para cada paciente, se expuser ao calor ou cometer excessos, principalmente nas primeiras a 48 a 72 horas, poderá ocorrer hematomas (acúmulo de sangue) na mama.

- Você pode tomar banho de chuveiro a partir do dia seguinte à cirurgia. (Não ensaboe as fitas, não tome banho muito quente na primeira semana).

- Não faça força com os braços, como carregar mala ou objetos pesados por 1 mês.

- Não erguer totalmente o braço; o cotovelo não pode ultrapassar o ângulo de 90 graus entre braço e tórax, por 30 dias. (ou seja, não pode ultrapassar a altura da boca). Este movimento permite você mesmo lavar a cabeça e pentear os cabelos desde o segundo dia;

- Não deixe o cotovelo passar para trás do plano do corpo também por 30 dias;

- Não durma de lado por 30 dias.

- Pequena quantidade de secreção é normal nos quatro primeiros dias, podendo mesmo sujar discretamente as fibras de micropor

- Por 2 a 3 semanas não se deve dirigir veículos;

- Não use o sutiã operatório apertado (também não pode ser frouxo)

- Banho de Sol somente após ter desaparecido o roxo (entre 3 a 4 semanas) e com protetor solar.

- Caso notar secreção purulenta após o quarto dia, comunique o consultório.

- Pequenas dores em formas de fisgadas e pontadas podem fazer parte do quadro de recuperação e podem ser desconsiderados, entretanto dores persistentes podem ser comunicadas por telefone.

- Resultado: Entre um e três meses da cirurgia, o resultado final deverá ser notado. Enquanto isso não acontece, você poderá achar que suas mamas estão altas demais ou diferentes. O inchaço pós-operatório também pode levar até 3 meses para desaparecer. Nosso conselho: Não se preocupe com as formas intermediárias nas diversas fases. Tire conosco suas eventuais dúvidas.

- Cicatriz: seja ela areolar ou infra mamária, tende a ficar fina, porém até três meses a tendência é que essa fique cada vez mais avermelhada, inestética e sensível (prescreveremos pomadas para minimizar esse efeito). A partir de 3 meses a cicatriz começará a melhorar de aspecto, devendo chegar a condição ideal após um ano de cirurgia.

- NÃO há necessidade de permanecer deitado (a) durante todo o dia. Pequenas caminhadas são muito importantes já no dia seguinte à cirurgia para evitar trombose. Mesmo em repouso movimente as pernas e os pés, isto ajuda a evitar trombose e embolia.

- Alimentação: alimentos leves (sopas e sucos) nas primeiras 12 horas. Após esse período dieta normal (evitar bebida alcoólica por pelo menos 3 dias). Priorizamos as proteínas, ferro, vitaminas e fibras no primeiro mês:

- Proteínas: ovos, bastante carnes brancas, soja, carnes vermelhas moderadas.

- Ferro: Fígado bovino, cereais, gema de ovo (2/dia), vegetais verdes, castanhas, nozes, feijão preto.

- Produtos adicionais na dieta: (auxiliam na cicatrização)

- IMPACT: Suco com suplementação alimentar. Tomar 1 ou 2 copos (200 ml) por 10 dias.

- Vitamina C: (Efervecente) 1 vez ao dia por 30 dias.

- Drenagem linfática: Pode ser iniciada após o quinto dia de cirurgia. OBS: Cirurgia isolada de prótese de mama não indicamos de rotina, apenas se associada à lipoaspiração.

- Após a cirurgia, a mulher deve realizar exames mamários de rotina. O acompanhamento do cirurgião deve ser anual e o exame de ressonância magnética deve ser a cada dois anos. A partir dos 40 anos, deve-se fazer mamografias anuais. De 50 a 69 anos, recomenda-se mamografias duas vezes ao ano.

BOA RECUPERAÇÃO!

ATENÇÃO

  • NENHUM MÉDICO PODE PROMETER OU GARANTIR RESULTADOS.
  • CIRURGIA PLÁSTICA NÃO É UMA CIÊNCIA EXATA;
  • SEMPRE QUE HOUVER INCISÃO, HAVERÁ CICATRIZ.
  • CICATRIZ É UMA MARCA DE UM DEFEITO PREVIAMENTE EXISTENTE E DEPENDE DE FATORES GENÉTICOS.
  • A EVOLUÇÃO DA CICATRIZ NÃO DEPENDE DO CIRURGIÃO.
  • NÃO HÁ SIMETRIA PERFEITA EM CIRURGIA PLÁSTICA
Ribeirão Preto (16) 3512-1842
Franca (16) 3722-7877 - WhatsApp (16) 99319-8227