Ginecomastia / Mamas Masculinas

Perguntas Frequentes

Cada vez mais, homens, de todas as idades e de todas as classes sócias, querem se submeter à cirurgia plástica por razões estéticas. A forma ideal para o corpo masculino é a atlética, com ombros e tórax largos, abdômen tonificado e área estreita de quadril e de coxa. Além disso, um dos grandes sinais definidores de virilidade e masculinidade nos homens é a presença de um peitoral reto e esculpido.


Entretanto, o desenvolvimento exacerbado de tecido glandular na mama masculina, geralmente associado a acúmulo de gordura nessa região, condição essa denominada ginecomastia, é bastante comum em homens de qualquer idade. Aproximadamente 60% da população masculina adulta pode vir a apresentar ginecomastia em algum grau, desde a adolescência até a vida adulta. Além de poder causar algum desconforto físico, até mesmo em suas formas mais leves, o aumento do volume das mamas pode ser psicologicamente arrasador. Alguns homens passam a evitar determinadas atividades físicas e intimidade, simplesmente para esconder sua condição, prejudicando a auto estima e podendo levar, em alguns casos, ao isolamento social.

Como surge a ginecomastia?

A ginecomastia é causada por um desenvolvimento excessivo no tecido da região mamária masculina, sendo os fatores hormonais a causa principal desta disfunção. A maioria dos casos apresenta-se na puberdade, com uma incidência de 65% jovens entre 14 e 15 anos e desaparece durante os últimos anos da adolescência, apresentando-se apenas em 7% aos 17 anos de idade. A incidência aumenta com a progressão da idade, atingindo até 30% nos homens idosos. Alem disso, o uso abusivo de bebida alcoólica, maconha e de esteroides anabolizantes podem predispor ao desenvolvimento da doença. Causas orgânicas devem ser consideradas, especialmente em pacientes mais velhos, e exigem uma investigação mais aprofundada.

Como e quando tratar a ginecomastia?

As diferentes causas de ginecomastia determinam a abordagem terapêutica mais apropriada. Se a causa for puberdade, é melhor esperar pelo menos dois anos para a regressão espontânea ocorrer. Embora avaliações hormonais possam ser realizadas na juventude, a maioria dos casos regride até os 17 anos.


Nos casos de ginecomastia causada pelo uso de anabolizantes, alcoolismo ou maconha, a suspensão dos mesmos não é garantia do seu desaparecimento completo. Pode haver uma redução quando o agente causal for retirado, mas a hipertrofia glandular geralmente permanece em algum grau. Nesse caso, haverá necessidade de cirurgia para a correção do tecido mamário residual.


Nos casos de surgimento de ginecomastia por problemas endócrinos ou outras doenças, caso sejam detectados logo no início do aumento das mamas, o tratamento clínico poderá ser eficaz, embora não haja consenso entre os médicos especialistas. Os adolescentes podem se beneficiar da cirurgia, embora procedimentos secundários possam ser necessários, futuramente, devido à continuidade do desenvolvimento da mama. Dessa forma, aconselha-se esperar pelo termino do desenvolvimento corporal, que ocorrerá entre 16 e 18 anos. Entretanto, todo adolescente que, após uma adequada avaliação hormonal e excluídas causas orgânicas, referir importante desconforto emocional e sentir prejuízo da autoconfiança é um candidato a correção cirúrgica da ginecomastia.

Qual a cirurgia mais indicada pra mim?

O tratamento está diretamente relacionado com o grau da ginecomastia e uma adequada avaliação clínica. As técnicas mais usadas são Incisão Periareolar e Lipoaspiração para os casos mais leves e Mamoplastia Redutora para mais acentuados.



Orientações Pré-operatórias

Consulta médica pré-operatória:

Avaliação e informações da cirurgia.

Rotina de pré-operatório

Solicitação dos exames e pareceres / entrega das orientações pré e pós-operatórias/ agendamento da cirurgia. Leia com atenção este informativo.

Exames solicitados:

Faça todos os exames e paraceres solicitados: 1- Sangue (Hemograma completo, Coagulograma completo, sódio, potássio, uréia, creatinina, glicemia de jejum, B-hcg); 2- Urina (EAS, urocultura); 3- Risco Cirúrgico (para pacientes acima de 40 anos ou com histórico de problema cardíaco). 4- Ultra-sonografia mamas.

Programe-se:

Você já mostrou seus exames para o cirurgião e sua cirurgia está agendada. É normal a sensação de ansiedade e até um certo nervosismo, mas tudo está planejado para o sucesso total das cirurgias, portanto siga corretamente as orientações . Ao se agendar uma cirurgia, toda a equipe (auxiliares, anestesista, instrumentadora) estará comprometida em oferecer o seu melhor, contudo o sucesso dependerá também de voçê! A data da cirurgia será de acordo entre as agendas: da paciente, da equipe e do centro cirúrgico; e deve ser respeitada. O primeiro passo é programar suas atividades sociais, trabalho ou escolares, para o período de recuperação. Solicitar a uma pessoa de sua confiança para o dia da alta e auxiliar em suas as atividades nos primeiros dias após a cirurgia, especialmente durante banhos e troca de roupa. Caso necessário, atestado médico para afastamento do trabalho lhe será fornecido.

Anestesia local com sedação:

Neste tipo de anestesia, a anestesia é local, porém o paciente é sedado, ou seja, dorme ou fica em estado de sonolência enquanto é operado. O anestesista além de sedar, controla a pulso, pressão e todos os sinais vitais do paciente através de monitores eletrônicos.

Anestesia geral:

Modalidade bastante segura muito usada. A anestesia é feita com medicações inaladas e injetadas diretamente na veia. O paciente, após bem sedado, é submetido à intubação orotraqueal e anestesista controla os todos sinais vitais com segurança através dos aparelhos. O paciente dorme durante todo o período da cirurgia e algum tempo na sala de recuperação.

Período prévio à cirurgia: (mês da cirurgia):

1- Parar de fumar 30 dias antes da cirurgia até 30 dias após.

2- Suspender Anticoncepcional 15 dias antes da cirurgia e 15 dias após.

3- Alimentação rica em proteínas.

Suspender as medicações abaixo 15 dias antes e até 15 dias após a cirurgia:

- Moderadores de apetite e medicamentos para emagrecer (anfetaminas, sibutraminas, orlistat)

- Anticoncepcionais ou reposição hormanal (mínimo de 10 dias recomendado pela SBCP)

- Anticoagulantes orais (marcumar, marevan, etc)

- Arnica

- Alguns tipos de antidepressivos (EX: amitriptilina, clomipramina, nortriptilina)

- AAS (aspirina e todo medicamento contendo ácido acetil salicílico).

- Corticóides de uso prolongado (predsim, hidrocortisona, dexametasona etc...)

- QUALQUER TIPO de complexos vitamínicos, medicações homeopáticas ,suplementos alimentares, medicamentos com ervas medicinais, vitamina E, Ginko Biloba, chá verde, medicamentos sem prescrição médica e medicamentos caseiros.

OBS: Manter todos os demais medicamentos de uso contínuo até no dia da cirurgia: EX: anti-hipertensivos (enalapril,captopril,atenolol,propanolol,losartana, etc); Insulina, hipoglicemiantes orais (daonil,metformina,glifage etc), antidepressivos (exceto os acima citados), ansiolíticos e medicamentos para dormir (com receita médica), medicamentos para tireóide, gastrite, refluxo, medicamentos para tratamento de asma, estatinas, etc.

OBS: Pacientes com HIPERTENSÃO, DIABETES, hipotireoidismo, depressão ou histórico psiquiátrico: MANTER as medicações de uso habitual INCLUSIVE no dia da cirurgia. (água na quantidade mínima para a ingesta do comprimido no período de jejum).

- Comprar a faixa modeladora indicada.

- Evitar bebidas alcóolicas nas 48 horas que antecedem a cirurgia.

- CURATIVOS: Providenciar gazes e álcool 70 % apenas.

- A menstruação NÃO é impedimento para sua cirurgia.

- Comunique à equipe qualquer atraso menstrual ou a possibilidade de estar grávida.

-Avisar a equipe médica qualquer anormalidade quanto ao seu estado geral até no máximo a véspera da cirurgia (para que a equipe possa se reorganizar).

- Ter realizado as fotografias pré-operatórias e assinado o termo de consentimento esclarecido. (feitas até o dia da cirurgia

- Providencie acompanhante para contato e para alta da clínica/hospital (nome e telefone).

- Lavar o tronco e os membros nos três dias que antecedem a cirurgia com SOAPEX sabonete líquido. Lavar minuciosamente o UMBIGO, axilas e a região pubiana.

- Caso tenha “mega-hair”, retirá-lo.

- Comprar o anticoagulante indicado (anti-trombótico)- 5 ampolas, que será aplicado 1 vez/dia após a alta conforme a prescrição.

Véspera da cirurgia:

- Não fazer atividades físicas de esforço.

- Evitar refeições fartas.

- Fazer depilação de partes íntimas e axilas. OBS: de preferência com cera.

- Tomar banho e lavar minuciosamente o tronco, axilas e umbigo com SOAPEX SABONETE LÍQUIDO.

- Tomar as medicações de uso contínuo, exceto as que foram suspensas conforme a listagem acima.

- Iniciar as 22:00 horas o período de JEJUM absoluto (incluindo água)-Período mínimo:10 horas.

- OBS: Se a cirurgia for no período da tarde: Jejum de sólidos a partir da meia-noite da véspera e para evitar hipoglicemia e sintomas decorrentes de jejum prolongado, tomar um suco de laranja ou chás até às 7:00h da manhã (sem sólidos). Após às 7:00h não ingerir mais nada (NEM ÁGUA).

- Caso prescrito, tomar o medicamento ansiolítico às 22 horas.

Véspera da cirurgia:

- Tomar banho e lavar a as partes íntimas, tronco, axila e umbigo com SOAPEX SABONETE LÍQUIDO.

- Manter o jejum e tomar apenas as medicações de uso contínuo

- Levar todos os exames solicitados, pareceres médicos e documentos pessoais.

- Levar uma pequena bolsa com objetos de higiene pessoal.

- Não usar cremes, maquiagens, esmaltes, bases.

- Levar roupas leves fáceis de vestir com botões na frente e sapatos baixos, para ser usado na sua alta hospitalar. Evitar uso de jóias, bijuterias e retirar piercings.

- Levar a cinta e a meia de contensão prescrita. A meia será usada já durante a cirurgia e deverá ir para o centro cirúrgico.

- Apresentar-se no hospital (ou clínica) pelo menos 1 hora e 30 minutos antes da hora marcada para a cirurgia.

BOA CIRURGIA!



Cuidados Pós-operatórias

Logo após a alta hospitalar, o repouso deve ser relativo. Movimentação precoce acelera sua recuperação, mas tudo com moderação. Seu corpo está ainda em processo de recuperação, principalmente nas primeiras 24 horas após o procedimento. Adequada hidratação e alimentação saudável, principalmente à base de proteínas (carnes, leite, ovos) e vitaminas (frutas) é fundamental para uma pronta recuperação. Desconforto leve a moderado nas mamas e regiões envolvidas no procedimento, com limitação na movimentação, estão presentes nos primeiros três a cinco dias após a cirurgia.


O uso de malha de média compressão por quatro a seis semanas é parte importante do processo de recuperação. Tais modeladores controlam o edema prevenindo o acúmulo de líquido na região peitoral e também auxiliam a pele a assumir seu novo contorno. Provavelmente antes do término da primeira semana, você estará se sentindo tão bem, a ponto de esquecer que foi operado recentemente. Cuidado! A euforia poderá levá-lo a um esforço inoportuno, o que poderá levar a complicações ou desconforto maior. O retorno ao trabalho se dá após três a dez dias do procedimento. No entanto, é importante que você evite atividades intensas ou que não carregue peso por quatro a seis semanas. A sua esperada liberação para atividade física dependerá da sua recuperação e das conversas com seu cirurgião plástico durante as consultas de revisão, geralmente necessitando de 20 a 60 dias para a prática esportiva.

Boa recuperação!


ATENÇÃO

  • NENHUM MÉDICO PODE PROMETER OU GARANTIR RESULTADOS.
  • CIRURGIA PLÁSTICA NÃO É UMA CIÊNCIA EXATA;
  • SEMPRE QUE HOUVER INCISÃO, HAVERÁ CICATRIZ.
  • CICATRIZ É UMA MARCA DE UM DEFEITO PREVIAMENTE EXISTENTE E DEPENDE DE FATORES GENÉTICOS.
  • A EVOLUÇÃO DA CICATRIZ NÃO DEPENDE DO CIRURGIÃO.
  • NÃO HÁ SIMETRIA PERFEITA EM CIRURGIA PLÁSTICA
Ribeirão Preto (16) 3512-1842
Franca (16) 3722-7877 - WhatsApp (16) 99319-8227