Otoplastia
Otoplastia/“Orelha em abano”

Perguntas Frequentes

O que é?

Cirurgia da orelha – também conhecida como otoplastia – pode melhorar a forma, a posição ou as proporções das orelhas. A cirurgia corrige um defeito na estrutura das orelhas presente desde o nascimento, que se torna aparente com o desenvolvimento. A otoplastia cria uma forma natural, dando equilíbrio e proporção às orelhas e à face, beneficiando a aparência e a autoestima.

O que a cirurgia trata?

- Orelhas muito grandes – uma condição rara chamada macrotia.

- Orelhas salientes “orelha em abano” que ocorrem em um ou ambos os lados em diferentes graus – não associados à perda auditiva.

- Insatisfação do adulto com a cirurgia prévia da orelha.

Qual a idade mínima para esta cirurgia?

A partir dos seis anos as orelhas já completaram 90% do seu desenvolvimento e, por esse motivo, já podem ser operadas. Em muitos casos de “orelha de abano”, prefere-se realizar a cirurgia nessa idade, para evitar constrangimento entre os colegas.

Como é a cirurgia? Retira-se cartilagem?

São realizados pontos para conferir o novo formato harmônico e simétrico. O excesso da cartilagem chamada concha pode ser retirada ou reposicionada dependendo do grau de cada caso. A cicatriz fica escondida na parte de trás das orelhas e têm muito boa evolução.

Qual tipo de anestesia é usada? E qual o tempo de internação?

Em crianças a anestesia preferida é a geral e em adultos local com sedação. Geralmente o paciente têm alta hospitalar no mesmo dia da cirurgia.

O pós-operatório é doloroso? Ficarei com a orelha muito grudada?

Como todo pós-operatório, a dor é facilmente controlada com analgésicos profiláticos. Criança vão para casa com um curativo em faixa, envolvendo toda a cabeça com crepom, para proteger as orelhas de traumatismo nos pós-operatório, quase sempre provocado por brincadeiras, que será retirado no retorno. Em caso de adultos este curativo é retirado com 24 horas e substituído por uma faixa tipo tenista. Atualmente as técnicas são realizadas de forma que não se possa identificar que foi feita cirurgia. Com 01 semana pode-se cumprir as atividades laborativas e com 01 mês atividades físicas normais.



Orientações do pré-operatório: Otoplastia

Consulta médica pré-operatória:

Informações da cirurgia/avaliação/indicação e planejamento cirúrgico.

Rotina de pré-operatório:

Solicitação dos exames e pareceres / entrega das orientações pré e pós-operatórias/ agendamento da cirurgia. Leia com atenção este informativo. É normal a sensação de ansiedade e até um certo nervosismo, mas tudo está planejado para o sucesso total das cirurgias, portanto sinta-se seguro (a) e siga corretamente as orientações.

Programe-se:

Ao se agendar uma cirurgia, toda a equipe (auxiliares, anestesista, instrumentadora) estará comprometida em oferecer o seu melhor, contudo o sucesso dependerá também de voçê! A data da cirurgia será de comum acordo entre as agendas: da paciente, equipe e centro cirúrgico; e deve ser respeitada. Certifique-se previamente de que poderá ausentar-se do trabalho/faculdade no período estipulado (5 a 7 dias) , para sua melhor recuperação! Caso necessário, atestado médico lhe será fornecido. Certifique-se de que terá acompanhante para alta e para seus cuidados de pós-operatório recente.

Exames solicitados:

Faça os exames solicitados: 1-Sangue (Hemograma completo, Coagulograma completo, sódio, potássio, uréia, creatinina, glicemia de jejum; 2-Urina (EAS, urocultura); 3-Risco Cirúrgico (acima de 50 anos ou histórico de problema cardíaco) .

Anestesia local com sedação:

A anestesia é feita com o paciente sedado, quase dormindo, portanto dificilmente você verá ou sentirá a anestesia. O anestesista permanece o tempo todo na operação controlando os seus sinais de pulso, pressão arterial e os demais sinais por aparelhos. O paciente dorme quase o tempo todo da operação e também por algum período que permanece na recuperação anestésica. É feita anestesia local associada e não é necessário intubação.

Anestesia geral:

Modalidade bastante segura muito usada. A anestesia é feita com medicações inaladas e injetadas diretamente na veia. O paciente, após bem sedado, é submetido à intubação orotraqueal e anestesista controla os todos sinais vitais com segurança através dos aparelhos. O paciente dorme durante todo o período da cirurgia e algum tempo na sala de recuperação.

Período prévio à cirurgia: (mês da cirurgia)

Suspender as medicações abaixo, 15 dias antes e até 15 dias após a cirurgia:

- Moderadores de apetite e medicamentos para emagrecer (anfetaminas, sibutraminas, orlistat etc)

- Anticoncepcionais ou reposição hormanal (mínimo de 10 dias recomendado pela SBCP).

- Anticoagulantes orais (marcumar, marevan, etc)

- Arnica;

- Alguns tipos de antidepressivos (EX: amitriptilina, clomipramina, nortriptilina).

- AAS (aspirina e todo medicamento contendo ácido acetil salicílico).

- Corticóides de uso prolongado (predsim, hidrocortisona, dexametasona etc...)

- QUALQUER TIPO de complexos vitamínicos, medicações homeopáticas ,suplementos alimentares, medicamentos com ervas medicinais, vitamina E, Ginko Biloba, chá verde, medicamentos sem prescrição médica e medicamentos caseiros.

OBS: Manter todos os demais medicamentos de uso contínuo até no dia da cirurgia: EX: anti-hipertensivos (enalapril,captopril,atenolol,propanolol,losartana, etc); Insulina, hipoglicemiantes orais (daonil,metformina,glifage etc), antidepressivos (exceto os acima citados), ansiolíticos e medicamentos para dormir (com receita médica), medicamentos para tireóide, gastrite, refluxo, medicamentos para tratamento de asma, estatinas, etc.

OBS: Pacientes com HIPERTENSÃO, DIABETES, hipotireoidismo, depressão ou histórico psiquiátrico: MANTER as medicaçõesde uso habitual, INCLUSIVE no dia da cirurgia. (água na quantidade mínima para a ingesta do comprimido no período de jejum).

- Evitar bebidas alcóolicas nas 48 horas que antecedem a cirurgia.

- CURATIVOS: Não serão feitos curativos em casa. Apenas os cuidados básicos com a incisão cirúrgica, limpeza e cuidadas que lhe serão explicados.

- A menstruação NÃO é impedimento para sua cirurgia.

- Comunique à equipe qualquer atraso menstrual ou a possibilidade de estar grávida.

- Avisar a equipe médica qualquer anormalidade quanto ao seu estado geral até a véspera da cirurgia.

- Ter realizado as fotografias pré-operatórias e assinado o termo de consentimento esclarecido. (Podem ser feitos em qualquer momento até a cirurgia)

- Providencie acompanhante para contato e para alta da clínica/hospital (nome e telefone).

- Lavar o rosto e nos três dias que antecedem a cirurgia com SOAPEX SABONETE LÍQUIDO, duas vezes ao dia. (OBS: Pode-se usar o shampoo e condicionador habitual).

- Caso tenha “mega-hair”, retirá-lo.

Véspera da cirurgia:

- Não fazer atividades físicas de esforço.

- Evitar refeições fartas.

- Tomar as medicações de uso contínuo, exceto as que foram suspensas conforme a listagem acima.

- Iniciar as 22:00 horas o período de JEJUM absoluto (incluindo água) - Período mínimo: 10 horas.

- Caso prescrito, tomar o medicamento ansiolítico às 22 horas.

OBS: Se a cirurgia for no período da tarde:

- Jejum de sólidos a partir da meia-noite da véspera e, caso acorde cedo, para evitar hipoglicemia e sintomas decorrentes de jejum prolongado, tomar um suco de laranja ou chá claro adoçados (não pode ser café ou líquidos escuros) até às 7:00h da manhã (sem sólidos). Após às 7:00h não ingerir mais nada (NEM ÁGUA).

Dia da cirurgia:

- Tomar banho e lavar a face com SOAPEX SABONETE

- Pacientes do sexo masculino deverão fazer a barba no dia da cirurgia. (lâmina no sentido de crescimento do pelo)

- Manter o jejum e tomar (com pouca água) apenas as medicações de uso contínuo. (Ex: para hipertensão, diabetes, etc./exceto as suspensas na lista acima)

- Levar todos os exames solicitados, pareceres médicos, exames de imagem e documentos pessoais.

- Levar uma pequena bolsa com objetos de higiene pessoal.

Não usar cremes, maquiagens, esmaltes, bases.

Levar óculos escuros, roupas fáceis de vestir e sapatos baixos, para ser usado na sua alta hospitalar. Evitar uso de joias, bijuterias e retirar piercings.

Apresentar-se no hospital (ou clínica) 1 hora antes da hora marcada para a cirurgia.

Antes de encaminhar-se para o centro cirúrgico, lavar a face com SOAPEX SABONETE LÍQUIDO, escovar os dentes, bochechar com ANTISSÉPTICO BUCAL a sua escolha, urinar a fim de esvaziar a bexiga e tomar o ansiolítico caso tenha sido receitado

BOA CIRURGIA!



Orientações pós-operatórias

A otoplastia é uma cirurgia de rápida recuperação, de forma que cerca de 5 a 7 dias após a cirurgia o paciente poderá voltar às suas atividades cotidianas leves e ao trabalho, mantendo os cuidados abaixo:

- Nas crianças, o curativo entorno da cabeça deve ficar até o retorno (5 a 7 dias), pois são frequentes os casos de traumatismo nas brincadeiras. Não molhar o curativo nos banhos, não abrir o curativo pois é estéril. A retirada será feita pela equipe. Nos adultos, pode ser retirado antes, até mesmo dia na alta ou no dia do retorno, sendo substituído por uma faixa de proteção.

- A faixa de proteção deverá ser usada 24 horas por dia por 1 mês, Após este período, quando estiver em casa e à noite ao dormir por mais 30 dias, para não dobrar as orelhas, sendo isso necessário para a completa cicatrização da cartilagem (no adulto e na criança).

- Os pontos são retirados entre 7 e 10 dias.

-Após a retirada do curativo, a limpeza será feita 2 vezes ao dia com cotonete em álcool 70% no local da incisão. Os banhos serão normais, com shampoo habitual, podendo molhar a incisão mas evitando movimentos bruscos.

- Não tomar banhos quentes, usar compressas quentes, abaixar a cabeça bruscamente e não usar óculos por 4 semanas.

- Procurar dormir com a cabeceira mais elevada na primeira semana, não deitar de lado ou de bruços (apoiando nas orelhas) por 45 dias.

- Com um mês o paciente é liberado para esportes em geral (com uso da faixa) e natação. Evitar esportes de alto contato por 2 meses.

BOA RECUPERAÇÃO!

ATENÇÃO

  • NENHUM MÉDICO PODE PROMETER OU GARANTIR RESULTADOS.
  • CIRURGIA PLÁSTICA NÃO É UMA CIÊNCIA EXATA;
  • SEMPRE QUE HOUVER INCISÃO, HAVERÁ CICATRIZ.
  • CICATRIZ É UMA MARCA DE UM DEFEITO PREVIAMENTE EXISTENTE E DEPENDE DE FATORES GENÉTICOS.
  • A EVOLUÇÃO DA CICATRIZ NÃO DEPENDE DO CIRURGIÃO.
  • NÃO HÁ SIMETRIA PERFEITA EM CIRURGIA PLÁSTICA
Ribeirão Preto (16) 3512-1842
Franca (16) 3722-7877 - WhatsApp (16) 99319-8227